terça-feira, 25 de novembro de 2008

kusudamas

Natal, ano novo, família, amigos...uma boa dica para presenteá-los com originaldade, simplicidade e beleza são os kusudamas. Esse da foto é um kusudama electra que eu dobrei com papel color set vermelho com papel nacarado colado em uma das faces. O codão eu fiz com linha de bordar Anchor e cristais "falsos" de lojas de pedrarias. O texto abaixo explica sobre a teroria do kusudama e como o Fausto Loss o utiliza em seus kusudamas.

Teoria da energia do kusudama

O kusudama foi originalmente concebido para deixar o ar perfumado e para ajudar na cura de doenças ou afastá-las. Daí, Kusu(remédio) + Dama(bola). Dentro destas bolas, que ficavam na cabeceira das camas, eram colocadas ervas aromáticas. O simbolismo do cordão abaixo do kusudama pode ser explicado da seguinte forma: Imagine o kusudama como uma esfera contendo a energia da cura, o cordão serve para dirigir essa energia para a pessoa abaixo ou para o ambiente. Normalmente esse cordão é feito apenas com um pompom que, por seus fios, ajuda a distribuir e espalhar a energia do kusudama. Seguindo essa idéia, tenho feito alguns cordões com cristais, iniciando com um cristal azul seguido de um branco, simbolizando o céu e as nuvens, ao longo do cordão 1 ou 2 cristais mais coloridos, no mínimo um antes do kusudama e outro depois e no fim um pompom ou um cristal tipo gota. O cristal simboliza melhor a energia que sai do kusudama. Como a água que escorre por um fio, os cristais coloridos representam algumas dessas gotas que se concentram e que brilham com a luz. O cristal no fim concentra a energia para quem está abaixo e pode ir para o ambiente quando a luz passar por ele, como uma prisma dividindo um raio de luz. Todos esses aspectos são encontrados em cromoterapia e Feng Shui, a manipulação de energia é um trabalho muito difundido no oriente e muito presente, tanto nas raízes como no dia-a-dia do povo oriental. O princípio é simples: acumular e circular energia positiva. Pense nisso quando fizer um kusudama, seu prazer será maior.

Fausto Loss

2 comentários:

Roberto Colombo disse...

Carminha, muito obrigado pela visita!
Seu link também já está no meu blog!
Ótimo o texto sobre kusudamas! Eu sou absolutamente viciado em kusudamas! São a minha paixão!
Grande abraço!

Giulaine disse...

Oi Carminha. Vim agradecer seu carinho e aproveitar pra conhecer seu cantinho. Os kusudamas me encantam tbm. Infelizmente nao consigo montar alguns. Muitas vzs faço os modulos e na hora da montagem nao consigo. Isso aconteceu com o electra. Noêmia q esta arrumando meu blog, pq eu nao sou boa em pc. Abração e um otimo domingo pra ti.